MUSEU DE PEQUENOS AFETOS
Oficina de Contação de Histórias e Dramaturgia
Somos portadores de memórias, um pouco colecionadores de situações e de objetos de valor afetivo. Nesta oficina propomos, a partir deste viés, uma vivência estética sensível.
O participante é convidado a adentrar em seu museu de memórias, resgatando objetos que nos permitem, através de lembranças, transcender o tempo e o espaço. Os objetos nos levam ao passado, a lugares distantes, nos colocam frente a frente com pessoas e situações vivenciadas.
A partir do relato de histórias pessoais recontadas e revividas, compartilhadas e entrelaçadas por dinâmicas propostas, explora-se a utilização do objeto na construção de cenas teatrais, apropriando-se da linguagem do Teatro de Objetos, seus simbolismos, metáforas e signos. Investiga-se caminhos diferentes e pouco trilhados, que permitam ao participante dar uma função poética ao objeto sem transformar a sua natureza.
Esta vivência é uma potente ferramenta na criação teatral, na contação de histórias, bem como em atividades de desenvolvimento da criatividade e reflexão sobre identidades e memória. Indicada para atores e não atores, professores e pessoas em busca de uma experiência sensível e profunda.
PÚBLICO: Adulto.
VAGAS: Máximo 15.
MATERIAIS INDIVIDUAIS: roupas confortáveis; cada um deve trazer 03 objetos utilitários do cotidiano (podem ser usados); 03 objetos da infância; 03 objetos antigos; 03 objetos que adora; 03 objetos que não gosta.