
AMÁLIA LEAL

Atriz e produtora, formada em Licenciatura em Teatro pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina) em 2018. É cofundadora da La Luna Cia. de Teatro (2016) e membro do Olaria Coletivo de Artes, ambos sediados em Canelinha/SC. Atuou como professora de teatro para crianças da comunidade de Canelinha também em 2016.
No palco, integra três espetáculos da La Luna Cia. de Teatro, nos quais também contribuiu para a direção e concepção artística. Em 2018, Amália Leal se apaixonou pelo universo da cultura popular, dando início à pesquisa intitulada “Causos de Canelinha: Narrativas e Performances das contadoras e contadores de histórias tradicionais”. Esse trabalho serviu como base para a criação do projeto “Histórias à Moda Velha”, da La Luna Cia. de Teatro e Cia Andante , que se dedica à investigação e registro de narrativas de tradição oral da cidade de Canelinha, fortalecendo os laços entre a memória coletiva e o saber popular.
Atriz manipuladora, no espetáculo de Teatro Lambe-Lambe “Ops” (2022). Sua trajetória inclui apresentações teatrais em 19 estados brasileiros, através de importantes festivais e projetos.
Recebeu o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante no VI Festival Nacional de Teatro de Patos de Minas e no 3º Festival Nacional de Teatro de Passos, ambos em Minas Gerais, por sua atuação como a personagem Gilda no espetáculo “Resquício”.
Desde 2019, Amália também se dedica à atuação no audiovisual.
Na Cia Andante dedica-se à assessoria de produção, designer gráfica e audiovisual e nas pesquisas da cultura popular.



